ESTUDO SOBRE DISCIPULADO

Posted by Luiz Carlos Dalbem on 12:39

DISCIPULOS e Equipe ( elaborado em parte pelo apostolo Rene terra nova)

 "Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir? Sabendo, pois, Jesus em si mesmo que os seus discípulos murmuravam disto, disse-lhes: Isto escandaliza-vos? Leia........ (João 6:60-71)

Qual a diferença entre grupo e Equipe? Como nós, enquanto líderes, podemos expressar, na nossa forma de viver, essa diferença? Como é difícil, por causa da competitividade, trabalhar em Equipe.

É tão comum vermos líderes e discípulos trabalhando em grupos. Por quê? Porque é mais fácil. O mundo tem ensinado que você não pode abrir mão da sua particularidade e que sua individualidade tem que ser intocável. Logo, trabalhar em grupo torna-se bem mais fácil, visto que o trabalho em Equipe requer relacionamento, compartilhar ideias e aceitar diferenças, coisas nada fáceis para a maioria das pessoas.

Só que, nos grupos, o esforço nunca é de todos, apenas de alguns, normalmente daqueles que se sobressaem. A chamada de Jesus para o Seu povo não é trabalhar em grupo, mas em Equipe.

Você não ouve falar em grupo de resgate, por exemplo, mas você ouve falar em Equipe de Resgate. E essa é exatamente a nossa função. Somos uma grande Equipe de Resgate para os perdidos no mundo.

Os grupos desistem com muita facilidade, pois não têm o mesmo compromisso de uma Equipe. A Equipe é persistente, porque trabalha por um único propósito sem querer passar na frente de quem quer que seja. Quando somos Equipe, não desistimos nunca. A Equipe se esforça, o grupo, não.

Quando decidimos trabalhar com a Visão Celular, foi justamente porque estávamos cansados de realizar trabalhos em grupos que não estavam conseguindo consolidar o que Deus havia nos entregado.

Hoje temos lutado para não deixar que as Equipes  se transformem em grupos apenas. Não nos interessa ter um grupo . Nosso interesse é que sejamos Equipe , porque na hora da crise, de uma situação difícil, a Equipe permanece.

O QUE JESUS NOS ENSINA SOBRE GRUPO E EQUIPE

Jesus foi e é o Líder mais Ousado e Corajoso que eu e você podemos conhecer. Um dia, ao ver uma situação que poderia transformar a Equipe em um grupo, Ele disse que um dos discipulos era diabo. Que afirmação terrível, mas necessária! Jesus, nessa atitude, não de acusação, mas de ensino, aproveitou a ocasião para mostrar quão paciente era com os discipulos. Naquele momento, o que a Equipe precisava era de doutrina, ensino, aprender a conviver , sabendo que existem momentos difíceis, mas que podem ser vencidos.

Imagine: Jesus estava fazendo um favor à humanidade. Como Redentor, veio dos Céus à Terra para nos salvar e encontrava, no meio da Equipe, um diabo.

O QUE ACONTECEU COM O GRUPO E COM A EQUIPE

GRUPO – A Bíblia mostra que todos aqueles que eram apenas seguidores, os que faziam parte do grupo, foram embora. O grupo abandonou Jesus porque a palavra que recebeu era dura, e se tem algo que o grupo não admite é confronto. O grupo caminha em busca de interesses proprios que gerem conforto e destaque.

EQUIPE – De igual forma, a Bíblia também mostra que os que faziam parte da Equipe permaneceram. Por quê? Porque quando somos discípulos, quando entendemos a aliança de caminhar em Equipe, conhecemos a persistência e nos esforçamos para permanecer na chamada "ainda que" e "apesar de" haverá lutas..    A Equipe sabe ler o momento difícil. Sabe o valor do líder e do quanto deve buscar ser indesistível. Na Equipe, os discípulos sabem passar os momentos bons com o líder e com a Equipe, mas também sabem vencer os momentos ruins, com o mestre e com a Equipe. Na verdade, esse é o verdadeiro potencial de caminhar em Equipe.

JUDAS ISCARIOTES, GRUPO NA EQUIPE

Jesus, ao dizer que um dos 12 era diabo, referia- Se a Judas Iscariotes, aquele que iria traí-lO. Judas era um dos 12, um dos discípulos de Jesus, mas caminhava em Equipe com a mentalidade de grupo, fazendo rotas isoladas, apenas demostrava que amava a Jesus o líder, mas não era verdade..

A vida de Judas mostra que é possível estar na Equipe, usufruir os benefícios do líder e da Equipe e não mudar de mentalidade e continuar na esperteza , a partir de uma decisão errada no coração.

Talvez, agora, se você tem uma equipe de 4,5 , a sua preocupação, seja tentar descobrir se você está à frente de um grupo ou de uma Equipe, ou se há um Judas na sua Equipe.

A sua real preocupação deve ser saber o quanto você é Equipe e descobrir o que há de grupo em sua vida, para corrigir enquanto há tempo. Independente do excelente trabalho que você realiza na Equipe, é possível ter alguém na Equipe com mentalidade de grupo e muitas vezes querendo demonstrar que tem o espírito, não de ajuntamento, mas de manipulaçao, assim como satanás que fez a cabeça e um terço dos anjos (veja apocalipse 12:4). Afinal, que discipulador melhor que Jesus poderia haver para Judas?!

Na verdade, não há como evitar que alguns, que não quiserem ter a mente transformada pela Palavra, como está escrito em Romanos 12:1 a 5 (leia), caminhem como grupo. O que você precisa ter em mente é que Deus chamou você para caminhar em Equipe e, nessa caminhada, você tem uma missão. A sua missão é formar um exército de líderes e discípulos santos para Deus, se você é um líder transformado realmente, você não tem a semente de lúcifer no coração, que venha desejar o lugar do outro, assim como uma geração de apaixonados por Cristo Jesus, que caminhem em Equipe, alcançando êxito, sempre com humildade para que Deus não retire a unção que ele lhe concedeu. Cuidado para que não haja inversão de papeis, ou seja, você senta com o discipulador e começa a chamar atenção dele, e ao invés de aprender, querer ensina-lo e como se fosse seu empregado. Precisamos vigiar. Na psicologia encontramos uma matemática compreensível.

EXISTEM: 01- Os espertos, que por achar que sabem demais, acaba entrando em enrascadas brutais, em desejar aquilo que não lhe compete.                                                                                  02-  Os espertos e inteligentes, podem conseguir aquilo que desejam, desde que não sejam coisas espirituais

                 03-   Os espertos + inteligencia + mais unção de Deus: prosperidade, atinge os objetivos e se  torna vencedor e grande líder aprovado por Deus.

Reações: