FORMAS ENCONTRADAS PARA SER FELIZ

Posted by Luiz Carlos Dalbem on 20:30

ALGUMAS FORMAS ENCONTRADAS PARA SER FELIZ DE ACORDO COM A BIBLIA ( PARTE I)

Existe uma expressão na Bíblia muito fascinante. Ela geralmente é traduzida por "bem-aventurado" no português e significa "feliz". Porém, é uma palavra que aponta para uma felicidade duradoura, rica, não passageira. Uma felicidade muito maior do que a nossa sociedade hoje acha que é ser feliz. É justamente esse tipo de felicidade que Deus oferece e que o mundo tenta oferecer, mas não consegue, pois é uma felicidade plena que se origina no próprio Deus. Então, vamos conhecer algumas formas de ser feliz ao colocarmos em pratica, senão vejamos:

1) Bem-aventurado é o homem a quem Deus disciplina (Jó 5:17)

Ser corrigido pelo Pai é muito melhor do que ser corrigido pelo mundo ou pelo mal (que nunca, na verdade, quer nos corrigir para o nosso crescimento). A felicidade está em saber que Deus sabe o que é certo e corrige a quem ama.

2) Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. (Salmos 1:1)

O mundo nos oferece muitos caminhos. E vários desses são apresentados como bons caminhos, caminhos que trazem felicidade. Mas o único caminho de felicidade plena é não andar no mesmo caminho dos pecadores. Quem consegue passar longe desses caminhos será feliz.

3) Bem-aventurados todos os que nele se refugiam. (Salmos 2:12)

Todos nós precisamos de um refúgio. Um lugar onde possamos nos abrigar com segurança dos perigos da vida. Aquele que se abriga em Deus é mais feliz do que aquele que procura abrigo em outras coisas que fingem que oferecem uma proteção eficaz e verdadeira.

4) Bem-aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada, cujo pecado é coberto (Salmos 32:1)

Todos pecamos. Não há um único ser humano que consiga viver sem pecar. Os infelizes sofrem pelo peso que seus pecados impõem sobre eles. Os felizes se arrependem, são perdoados por Deus e podem voltar a sorrir sem esse peso nas costas.

5) Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não atribui iniquidade e em cujo espírito não há dolo (Salmos 32:2)

Apesar de sermos pecadores não precisamos viver na prática do pecado. O pecado deve ser como um acidente de percurso que buscamos com diligência que não aconteça. Quem age dessa forma recebe de Deus uma alegria grandiosa.

6) Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança (Salmos 40:4)

Podemos confiar em muitas coisas. Confiar é ter fé em algo ou alguém. A pessoa feliz deposita sua fé na pessoa certa, ou seja, em Deus. Essa confiança traz alegria, pois Deus não pode falhar.

7) Bem-aventurado o que acode ao necessitado (Salmos 41:1)

Deus não nos criou para viermos como uma ilha. Temos semelhantes à nossa volta que estão em condições, muitas vezes, piores do que as nossas. Ajudar o próximo, acudi-lo em sua necessidade é trazer alegria para a vida. Dar é melhor do que receber, pois quem dá é porque tem o que oferecer.

8) Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvam-te perpetuamente (Salmos 84:4)

No Antigo Testamento o templo era chamado de casa de Deus. Era o lugar onde estava a presença de Deus e onde o povo ia para cultuá-Lo. Apesar de Deus estar em todos os lugares, sabemos que a principal casa do Senhor é o nosso coração. Nutrir a presença de Deus em nós é alegria certa, é louvor nos lábios.

9) Bem-aventurado o homem cuja força está em ti (Salmos 84:5)

Precisamos de força para realizar nossos planos. Precisamos de força para viver. A primeira coisa que alguém que está doente relata é a perda de suas forças, de seu ânimo, de sua alegria. Colocar a nossa força em Deus é garantia de que estaremos fortes mesmo em meio as nossas fraquezas.

10) Bem-aventurado o homem, SENHOR, a quem tu repreendes (Salmos 94:12)

Deus é chamado na Bíblia de Pai. Uma das funções mais elementares de um pai é repreender comportamentos errados de um filho. Como filhos, nem sempre ficamos alegres quando somos repreendidos. Mas aquele que entende a repreensão de Deus é feliz.

11) Bem-aventurados os que guardam a retidão e o que pratica a justiça em todo tempo (Salmos 106:3)

Agir com verdade e justiça são marcas do verdadeiro filho de Deus. Quem se baseia nelas é mais feliz, pois age semelhantemente ao próprio Deus.

 

Reações: