FAMILIA : IDEIA DE DEUS- MAIO MES DO LAR

Posted by Luiz Carlos Dalbem on 11:14

FAMILIA: IDEIA DE DEUS  "FAMÍLIAS QUE DERAM MAUS EXEMPLOS":

1ª- Família de Adão: desobediência e falta de ética
Adão constituiu a primeira família na face da terra, que deu maus exemplos aos seus descendentes, desobedeceram a Deus e faltou ética um para com o outro. Ele e sua mulher, Eva, depois de pecarem, responsabilizaram o outro pela desobediência (Gn 3:12-13). Como consequência disso, o pecado entrou no homem e o primogênito, Caim, cometeu o primeiro homicídio na face da terra, contra seu irmão, Abel (Gn 4:8). Adão e Eva geraram Caim, Abel, Sete e ainda tiveram outros filhos e filhas (Gn. 5:4).
2ª- Família de Acã: desobediência e furto
Acã era da Tribo de Judá. Deus havia dito através de Josué, que comandava o povo, que quando vencesse os inimigos não era para tomar nada para si, mas tudo deveria ser destruído. Acã desobedeceu e, com isso, envolveu sua família na maldição. A Bíblia diz que ele furtou uma capa babilônica, prata e cunha de ouro (Js 7:24-25), e por causa disso ele e sua família foram apedrejados e queimados.
3ª- Família de Eli: prostituição e profanação
Em Siló, local de culto e adoração, sacrificava-se ao Senhor, de modo que a espiritualidade do povo era mantida viva através de oferendas e sacrifícios. Eli era sacerdote e foi responsável pela formação espiritual de Samuel. No entanto, não teve autoridade para educar seus filhos apesar de ser cobrado pelo Senhor. Seus filhos eram ímpios e malfeitores, praticavam prostituição e não respeitavam aquilo que era sagrado ao Senhor. Por isso, veio o juízo de Deus, famílias foram destruídas e tomada a Arca de Deus através dos filisteus e foi embora a "Glória de Deus" – Icabô (I Samuel 4:11 e 21).
4ª- Família de Zebedeu: ingratidão e egoísmo
Salomé era irmã de Maria, mãe de Jesus, e mulher do pescador Zebedeu. Por ser tia de Jesus, tomou uma decisão que contrariou muito a Ele bem como a seus discípulos. Isto porque lhe faltou gratidão e humildade. Ela fez um pedido a Jesus sobre seus filhos, Tiago e João, dizendo: "Manda que, no teu reino, estes meus dois filhos se assentem, um à tua direita, e outro à tua esquerda" (Mt 20:21). Felizmente, Jesus é justo e não atendeu ao seu pedido.
FAMÍLIAS QUE DERAM BONS EXEMPLOS:
Várias famílias souberam honrar a Deus obedecendo aos Mandamentos de Deus, investindo nos valores familiares e dando a nós bons testemunhos.
1ª- Família de Noé: fé e obediência
O patriarca "achou graça aos olhos do Senhor" que o considerou "justo e íntegro" entre seus contemporâneos (Gn 6:8-9). A tristeza de Deus para com a humanidade corrompida dos tempos de Noé, levou-o a decidir por um novo começo. Ele e sua família foram preparados para o projeto de Deus de fazer uma humanidade melhor.
Noé exerceu, ao lado de sua família, uma fé que os levou à obediência naquilo que Deus lhes ordenara. Com isto, Deus estabeleceu o seu novo projeto e Noé e sua família tiveram uma aliança de amor com seu Deus (Gn 9:8-9).
2ª- Família de Abraão: fé e proteção familiar
Abraão, seguindo o exemplo de Noé, era um homem de fé e até hoje é considerado como o pai da fé. Ele foi muito importante do ponto de vista dos valores da família, pois constituiu o clã que atravessa gerações. Abraão preservou seu sobrinho Ló e sua família do juízo de Deus sobre Sodoma e Gomorra e livrou Sara de ficar nas mãos de Abimeleque, apesar de ter mentido. Ele teve o filho da promessa, Isaque, com Sara, um filho com a escrava Agar, e outros filhos com Quetura (Gn 25: 2).
3ª- Família de Jacó: perseverança e amor
Jacó tinha profundo amor por sua desejada Raquel, filha de Labão (Gn 29:18), bem como aos filhos (Gn37:34), e também foi perseverante nos seus ideais. Tomando para si Raquel, como esposa, lutou com Deus até que fosse abençoado. O Senhor mudou seu nome e deu-lhe doze filhos que constituíram as doze tribos de Israel (Gn 35: 22-26).
4ª- Família de Moisés: união e liderança
Casado com a medianita, Zípora, Moisés teve dois filhos: Gérson e Eliézer. Os seus irmãos, Arão e Mirian, estiveram ao seu lado na condução do povo de Israel para a Terra Prometida. Seu sogro, Jetro, foi seu conselheiro para que ele delegasse poder e nomeasse novos líderes de grupos em Israel.
Moisés, ao lado de sua família, foi um grande líder e todos gozavam da união, deixando a nós um exemplo a ser seguido.
5ª- Família de Lázaro: acolhedores
Durante seu ministério terreno, Jesus sempre visitava uma família entre a qual sempre era bem-vindo. Quando Ele estava com essa família era bem servido, ouvido e amado.
Isto não só acontecia com a presença de Jesus, mas os moradores de Betânia também eram simpatizantes e amavam essa família. A prova disso foi a morte de Lázaro (Jo 11).
Reações: