Restauração e seu processo

Posted by Luiz Carlos Dalbem on 19:56

Como se da o processo de  RESTAURAÇÃO

 A maioria das pregações que temos ouvido diz respeito a este tema. Mas o que realmente é restauração? Como ela se dá? Quem opera em nós a restauração? Existe alguma coisa que precisamos fazer para sermos restaurados?






O que é restauração?




No dicionário Aurélio: pôr em ordem o quebrado, refazendo ou concertando, repondo o que se gastou. Volta a um estado anterior. Pôr de novo em vigor. Restituir ao poder.

No dicionário bíblico: renovar, restabelecer, colocar de novo na antiga condição, dar forças de novo (Mt 17:11; Jr 30:17,18; Dn 4:36; Sl 60:1; 85:4; Hb 12:4-12).



Como ela se dá?




É UM PROCESSO


01-A sujeira é tirada, o que havia se quebrado é reposto, as formas reais são restauradas, o brilho é devolvido.

02-A restauração de um objeto é passiva, isto é: ele apenas sofre a restauração das mãos de outros. No crente a restauração pode ser ativa: ele busca ser restaurado, dá os passos necessários à restauração; e passiva: o crente é restaurado pela graça de Deus, mediante o agir do Seu Santo Espírito. Restauração é o agir de Deus na nossa vida, por isso precisamos deixá-lo trabalhar , da maneira que ele achar melhor.

03-A restauração é espiritual, isto é, de dentro para fora. Ela é realizada por Deus a partir do momento em que nos dispomos a ser trabalhados. Não nos restauramos a nós mesmos, com nossas obras em favor próprio, pois somente Deus com a sua graça pode operar um milagre em nós. Restauração não é fruto dos nossos próprios esforços, mas de uma atitude positiva de Deus em favor nosso, sem merecimento ou mérito algum da nossa parte.



Quais os objetivos da restauração?




1.            Santidade: estamos em pecado e a nossa imagem está desgastada por causa desse pecado. Precisamos nos purificar dos nossos pecados (1 Co 7:1; Hb 9:14).

2.            Caráter: abandonamos a nossa imagem real e precisamos resgatá-la. A restauração transforma o nosso caráter para que voltemos a nos parecer com Jesus (Gn 1:26; Rm 8:29; 2 Co 3:18).

3.            O primeiro amor: abandonamos o nosso primeiro amor. O amor precisa ser restaurado dentro de nós (Ap 4:5; Cl 3:14; 2 Jo 5,6).

4.            Comunhão: nossa comunhão com Deus foi quebrada e precisa ser restaurada. Deus precisa ser restaurado ao Seu lugar de Autoridade na nossa vida. (1 Co 2:9;0). n

5.            Relacionamentos: Nossos relacionamentos são prejudicados por causa do nosso pecado. Precisamos pedir perdão e perdoar (Cl 3:13; Mt 6:12).

6.            Servilismo: somos restaurados para servir uns aos outros e a Deus, acima de tudo sendo suas testemunhas (Ef 2:8-10; Gl 5:13; Rm 1:1; 1 Pe 4:10). (servilismo, servir a Deus e aos outros ao mesmo tempo)
Reações: