A verdade sobre o pecado

Posted by Boasnerges G. on 11:44

 Isaías 59.2


O que é o pecado? Pecado é tudo o que separa a pessoa de Deus. A incredulidade desviou o ser humano do verdadeiro Deus para um ‘deus’ falso (si mesmo).
 O primeiro pecado consiste em querer ser igual a Deus e ir além do que ele permitiu, desobedecendo a sua vontade segundo Gênesis 3.1-13.
Existem três forças que lutam para nos fazer pecar:
-CARNE: nossa tendência pecaminosa e falha;
-MUNDO: circunstâncias que nos levam ao pecado;
  DIABO: influência maligna do inimigo de nossas almas.

Como vencer o pecado?
Vamos refletir algumas verdades sobre o pecado:

1- Quem é pecador? 

“Pois todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” Romanos 3.23

Todo ser humano, embora criado para a perfeição, com o pecado deixa a sua capacidade e o poder de escolher entre o bem e o mal por si só, “como está escrito: Não há justo, nem um sequer” (Romanos 3.10). O seu livre arbítrio natural é abandonado e entra em contradição interior na busca da realização do seu eu. Ninguém pode dizer que não é pecador porque   (I João 1.10

2- De onde vem o pecado?   

Marcos 7.21-23

Por causa do pecado, a criatura de Deus não consegue refletir a imagem do seu criador, pois o pecado corrompeu o centro da sua natureza e a destruiu significativamente sua capacidade de ser bom e obediente. Por isso, o mal passa a acompanhar sua vida agindo de maneira pecaminosa constantemente. 
Cada pessoa peca de acordo com suas fraquezas e desejos carnais. Então devemos saber que “ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta. Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz.  ” (Tiago 1.13-15).O pecado começa dentro de nós!

3- O que acontece com quem peca? 

Leia Romanos 6.23

Antes de haver o pecado, o homem e a mulher tinham sido criados para viver eternamente e poderiam até comer da “árvore da vida”, mas preferiram comer da “árvore do conhecimento do bem e do mal” (Gênesis 2.9,17 e 3.3) e por isso foram condenados com dor, sofrimento e morte.   A mais dolorosa consequência do pecado é a morte. A culpa, a fuga, a irresponsabilidade, a fraqueza ante as tentações são em decorrência do deslocamento da fonte de amor e sabedoria que é Deus, para o próprio homem e mulher. João 10:10

4- Qual é a solução para o pecado? 

Se todos somos pecadores, não tendo como fugir do pecado porque vem de dentro de nós e corremos o risco de morrer no pecado, então precisamos de uma solução. A Palavra de Deus apresenta a seguinte saída para o pecado:

 a)ARREPENDER:

 “arrependei-vos e crede no evangelho” Marcos 1.14,15

      O arrependimento faz com que a pessoa desista do que fez e perca o prazer pelo pecado. Quem gera o arrependimento é o Espírito Santo (João 16.8-11).

b) CONFESSAR: 

“se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar 

os pecados e purificar de toda injustiça” I João 1.9 

      Como fruto do arrependimento, a confissão é contar o que fez para Deus em oração pedindo o seu perdão.

c) DEIXAR: “vá e não peque mais” João 8.11 

       Após se arrepender e confessar, a luta contra o pecado continua e precisamos fugir de tudo que nos faz pecar evitando cair novamente. Uma das formas de evitar o pecado é “vigiai e orai para que não entreis em tentação” (Marcos 14.38).   A solução para o pecado é arrepender-se, crer em Jesus.

Reações:
Categories: