A CASA DE JOSUÉ

Posted by Luiz Carlos Dalbem on 09:32

A casa de Josué   Josue 24:15

Porém, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor. Este texto está no livro de Josué 24.15. Josué, esse servo de Deus mencionado acima, estava preocupado com sua nação, pois muitas pessoas tinham se desviado das doutrinas básicas da fé no Deus soberano e se voltado para outras crenças que não eram compatíveis com a instrução divina.
Josué tomou uma posição que todo chefe de família deve tomar. Ele declarou: "Eu e minha casa serviremos ao Senhor". Demonstrou cuidado pela sua família. Para ele, a família era o bem de maior valor. Quando olhamos para este texto bíblico e o trazemos para o nosso tempo, vemos posicionamentos mais flexíveis.Muitos chefes de famílias estão com posturas bem diferentes e dizem que religião não se discute.

No entanto, a questão religiosa deve ser tratada biblicamente. Em Dt 6.3-9 Deus oferece um modelo perfeito para educação religiosa da família, vejamos: "Ouve, pois, ó Israel, e atenta em os cumprires, para que bem te suceda, e muito te multipliques na terra que mana leite e mel, como te disse o Senhor, Deus de teus pais. Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas".

Quando os pais omitem o ensino bíblico aos filhos, estão agindo em desacordo com a ordem divina e, portanto, desobedecem a Deus, e isso é pecado. Deixar de ensinar aos filhos o caminho da verdade é concordar que o diabo e seus demônios os preparem para o inferno onde não há misericórdia.

Amigo pai de família, espero que sua casa seja como a de Josué, instruída com os ensinamentos que vêm dos céus. Desprezar essa ordem bíblica é desaprovar a sabedoria divina e
oferecer combustível para a derrota da família. Muitos pais que liberaram os filhos para fazer o que bem queriam e não usaram o tempo para instruí-los no ensino de Deus hoje se ocupam em visitá-los nos presídios, isso sem citar os que estão fora do aconchego do lar, perambulando na mendigação de um êxtase mortífero.

Um dos lamentos de Deus é seu desagrado com quem não o ouve e vai em busca de adoração escusa, como refere o Sl 81,13,14. "Ah! Se o meu povo me escutasse, se Israel andasse nos meus caminhos! Eu, de pronto, lhe abateria o inimigo e deitaria mão contra os seus adversários". A Casa de Josué teve o propósito de servir a Deus, e a nossa?



Reações:
Categories: